top of page

Onde ocorrem os abusos sexuais?

  • Foto do escritor: Tainara Vasconcellos
    Tainara Vasconcellos
  • 26 de mar.
  • 2 min de leitura

No post anterior, vimos que a violência sexual pode ocorrer em dois tipos: com ou sem contato físico. Além disso, pode acontecer também em dois contextos: intra e extrafamiliar.


ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR:


O tipo mais comum


O abusador faz parte da família da vítima.

Principalmente, os pais, padrastros, padrinhos, avós, irmãos mais velhos, tios ou primos. Porém, também existem casos em que mulheres da família realizam os abu.sos.


Dentro de casa ou com a parentela, o acesso a criança é facilitado, pois a proximidade e a confiança parental a deixa vulnerável diante do abusador. Além disso, como a instituição família é protegida acima de tudo, muitas crianças são obrigadas ou coagidas a não falar sobre a violência que sofreram, mantendo silêncio forçado para proteger o casamento dos pais, e o "bom" vínculo familiar. Essas crianças e adolescentes são negligenciados e, muitas vezes, culpabilizados pelos que aconteceu. A vida e a integridade deles é colocada em segundo plano para manter a aparência de família feliz e saudável.




ABUSO SEXUAL EXTRAFAMILIAR:


Geralmente ocorre por uma pessoa de confiança da família, como um médico familiar, líder religioso, vizinhos, amigos da família, professores e inspetores, instrutores de atividades de lazer, entre outras pessoas próximas. 


Apenas 16% dos casos são cometidos por desconhecidos. 


Isso NÃO significa que o ambiente externo seja mais seguro, principalmente para meninas, mas que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um crime de oportunidade, ou seja, ele ocorre mais vezes quando o abusador está em contato com a vítima e acredita que tem menos chances de ser preso. Na rua, o agressor fica mais exposto a terceiros que podem retaliá-lo e não protegê-lo como ocorre no ambiente familiar.


Lembre-se que independentemente do vínculo do agressor, TODA violência sexual é um crime e merece ser legalmente punida.


Se você desconfiar ou perceber que alguma criança ou adolescente ao seu redor pode ser uma vítima de abu.so, denuncie anonimamente no DISQUE 100! A justiça conduzirá a investigação.


Antes de tentar qualquer abordagem, procure algum profissional sério (que não vai minimizar a situação, espiritualizar ou falar de perdão ao abusador).


 NUNCA, em hipótese alguma, porte a notícia de qualquer jeito (como por whatsapp ou ligação) para os responsáveis da criança. Proteja essa criança ou adolescente (se estiver ao seu alcance) e a acolha.


E se você perceber que foi uma vítima, procure ajuda! Onde ocorrem os abusos sexuais?

 
 
 

コメント


この投稿へのコメントは利用できなくなりました。詳細はサイト所有者にお問い合わせください。
bottom of page